Blogs e Comunidades Literárias:

os grandes amigos dos autores

Escrever talvez seja a parte mais simples do processo de tornar-se um escritor.

O caminho a ser percorrido após o ponto final é extremamente árduo: encontrar uma editora para a publicação, fazer a divulgação exaustiva e a distribuição necessária são etapas que requerem conhecimento, empenho e um pouco de sorte também.

Do que se refere a encontrar uma editora, as grandes acabam sendo inacessíveis aos escritores iniciantes. Resta a opção de produzir totalmente de forma independente ou encontrar uma editora menor que geralmente pede que os autores assumam parte dos custos.

Passada esta etapa, começa a fase da produção, que consome um bom tempo e requer paciência. Mas neste momento, os autores estão felizes e esperançosos com a gestação de seus bebês. Tudo são flores!

É só quando a criança nasce que os problemas voltam a ocorrer porque não há divulgação suficiente para que o livro possa ter a menor chance de chegar ao conhecimento dos leitores. Acaba sendo vendido apenas aos parentes e amigos no dia do lançamento.

Acontece que, otimistas e inocentes que somos, acreditamos que haverá pelo menos uma a distribuição adequada, mas a realidade é bem diferente.

E é aí que nosso bebê começa a morrer antes mesmo de ter vivido.

A única esperança talvez seja o apoio dos Blogs e Comunidades Literárias, que resenham e divulgam as obras dos novos autores da mesma forma que fazem com os já consagrados.

Sendo assim, têm todo meu carinho, respeito e gratidão e neste espaço, rendo minhas homenagens, listando aqueles com os quais, estabeleci contato e parceria.

Parceiros